Watson Health: conheça esse programa e seus benefícios

6 minutos para ler

A empresa IBM (International Business Machines) é uma das maiores gigantes do mundo no âmbito da inteligência artificial e apresenta como uma de suas tecnologias o programa Watson Health.

Com foco na análise de dados do setor da saúde, a plataforma tem capacidade de entregar informações precisas, seguras e massivas para diversas instituições, profissionais e pacientes.

Considerando que a era da Transformação Digital em que estamos inseridos se aproxima cada vez mais de serviços que sejam personalizados com foco no cuidado preventivo, a integração de tais informações são excelentes recursos para esse tipo de assistência à saúde.

Quer entender melhor como funciona o Watson Health? Então, não perca este conteúdo que elaboramos. Você saberá como ele atua, quais são seus objetivos e subdivisões, além de compreender seus maiores benefícios. Aproveite a leitura!

Em que consiste o Watson Health?

Pois bem, primeiro precisamos dar um passo atrás na concepção da tecnologia desenvolvida pela IBM para entendermos efetivamente o que é a ferramenta Watson.

Ela foi criada para fornecer suporte na aplicação de programação cognitiva, principalmente em quantidades massivas de dados.

E o que é, afinal, programação cognitiva? O termo significa que o sistema aprende enquanto opera. Assim, consegue interagir com pessoas e auxiliá-las nas melhores tomadas de decisão.

O Watson da IBM é, portanto, um conjunto de APIs (interfaces que permitem a troca de informações entre sistemas), e o Watson Health é uma dessas interfaces, se configurando como uma das especialidades do serviço.

Simples, não é mesmo? Resumidamente, o objetivo é agrupar o máximo de informações sobre a saúde de pessoas ao redor do mundo para otimizar o trabalho de profissionais da saúde e players desse ecossistema.

Quando a interface foi desenvolvida?

O Watson Health foi lançado em 2015, e a primeira versão foi destinada a instituições hospitalares. Já em 2016, começou a ser oferecido em consultórios e clínicas do Brasil.

Desde o seu início, o objetivo foi promover a inovação para abordar a complexidade dos desafios de saúde que demandam urgência a nível mundial. Sendo assim, por meio da inteligência artificial, a plataforma sempre buscou colher dados e insights na área da saúde para serem utilizados em diversas instituições.

Como funciona, na prática?

Compreendeu a relevância do Watson Health, mas ainda tem dúvidas de como a ferramenta funciona na prática? Vamos evidenciar um exemplo para que você entenda melhor.

Considerando que é possível criar as próprias programações cognitivas na plataforma, empresas, por exemplo, da área de diagnósticos, podem se beneficiar da tecnologia.

Com o auxílio da inteligência artificial, informações genéticas dos pacientes são cruzadas com estudos científicos e artigos de todo o mundo. Dessa maneira, uma relação é estabelecida com diferentes tipos de tumores, e o algoritmo proporciona um resultado destrinchado para o médico.

Powered by Rock Convert

Ainda, o profissional consegue analisar o manejo do tratamento mais adequado, elencando as melhores terapias e medicações de acordo com o diagnóstico.

Como o Watson Health é segmentado?

O Watson Health é, por vezes, considerado como o “Google dos médicos”. E existem subdivisões para diferentes especialidades. Veja.

Oncologia e genômica

O Watson Oncology é uma das áreas mais consultadas da plataforma e tem o objetivo de aprimorar o tratamento contra o câncer centrado no paciente. As metodologias e manejos para dor revelados são cada vez mais personalizados e, consequentemente, mais precisos.

Ciências da vida

Essa especialidade tem o intuito de acelerar terapias direcionadas para que elas atuem de maneira mais eficaz. Em outras palavras, é considerada a premissa de que estudos clínicos devem falhar rápido para os recursos destinados à área da saúde sejam gastos de maneira mais racional e ágil.

Valor baseado no cuidado

Reduzir gastos e entregar qualidade. Tais aspectos são pontos-chave para qualquer cuidado na área da saúde, certo? Para tanto, passos devem ser dados para promover tanto o sistema em que estamos inseridos quanto as questões operacionais e financeiras do cenário global.

Ações governamentais

Aprimorar o valor agregado na saúde envolve promover serviços sociais e iniciativas para auxiliar a qualidade de vida de cidadãos mais vulneráveis. Essa segmentação potencializa programas governamentais e faz muito sentido, principalmente para países em desenvolvimento como o Brasil.

Quais são os reais benefícios proporcionados?

Diante de todas as particularidades que demonstramos neste conteúdo, não é difícil notar os benefícios providos pela plataforma de inteligência artificial, não é mesmo?

As vantagens abrangem desde o auxílio em tomadas de decisão (que são orientadas por análises de dados) até o auxílio a provedores de saúde e equipes de cuidado assistencial para trabalharem de maneira integrada e mais efetiva.

Afinal de contas, quando os médicos conseguem ter acesso ao histórico completo de seus pacientes, complicações indesejadas e gastos com saúde podem ser drasticamente reduzidos. Ademais, a maior precisão de diagnósticos tem o potencial de gerar economia para o sistema de saúde.

Uma das principais visões que a empresa IBM tem e faz questão de evidenciar em suas divulgações é o fato de que acompanhar a proliferação diária de dados relacionados à saúde é humanamente impossível.

Assim, ao criar um ecossistema conectado, é possível fomentar esse setor tão complexo e multidisciplinar de forma integral, aproveitando a expertise dos dados e agregando valor ao que é compartilhado.

E as perspectivas do mercado brasileiro?

E então, ficou com curiosidade para conhecer melhor o Watson Health? As perspectivas de uma maior abrangência da inteligência artificial no Brasil são positivas, considerando a cultura do país e particularidades desse mercado.

No entanto, é fundamental promover a digitalização das informações. Milhares de dados deixam de ser compilados e analisados quando estão em formato de papel ou sistemas arcaicos como no Brasil.

Viu como a informatização e o gerenciamento de dados do Watson Health conseguem aprimorar serviços centrados no paciente? Seja para resolver, simplificar, cuidar ou curar: o essencial é que as inovações fomentem a economia e produtividade do setor de saúde.

Se você se interessou por esse assunto e quer ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter! A atualização sobre tendências e perspectivas da saúde são constantes.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-