Transformação digital na saúde: conheça os impactos e tendências

6 minutos para ler

A tecnologia avança continuamente, e a área da saúde não perde essas transformações. Hospitais e clínicas contam com ferramentas que prometem cada vez mais eficiência, eficácia e a qualidade nos cuidados prestados. Nesse contexto, a transformação digital na saúde traz uma série de tendências inovadoras, que geram grandes impactos para pacientes e profissionais.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre os impactos e as tendências da inserção de novas tecnologias na área da saúde. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

De que forma a tecnologia melhora o atendimento na área da saúde?

A tecnologia traz uma série de melhorias para o atendimento na área da saúde. Ela facilita o trabalho do médico, simplificando as operações. Assim, o profissional consegue focar o fornecimento de um atendimento humanizado para o paciente.

Além disso, as tecnologias oferecem condições para a otimização de processos e para o aumento da produtividade na instituição. O resultado é a redução do tempo de espera do paciente, o que é decisivo para o bem-estar do público atendido.

A tecnologia também possibilita a realização de diagnósticos mais precisos, com o aumento da eficácia das análises. Esse avanço auxilia na promoção de saúde e pode ser um fator de grande peso para o salvamento de vidas.

As empresas que fornecem tecnologia para hospitais também estão bastante atentas para os parâmetros de cada instituição. Com isso, elas conseguem desenvolver soluções personalizadas às necessidades da clínica.

A transformação digital na saúde demanda investimentos iniciais, mas ela resulta em redução de custos a longo prazo. Isso acontece porque os erros e o retrabalho são minimizados, o que reduz gastos com correções e reparos (que em uma instituição de saúde podem ser muito caros). Por meio desses cuidados, a imagem do hospital se torna cada vez mais positiva, o que eleva a procura pela organização.

Quais são as principais tendências em tecnologia na área da saúde?

Há várias tendências de transformação digital na área da saúde. Veja mais a seguir!

Telemedicina

A telemedicina é a realização de consultas médicas a distância. Ela não se aplica a todas as modalidades de atendimento, mas pode ser uma excelente ferramenta em diversos procedimentos médicos. Isso agiliza processos, proporciona economia com deslocamentos e facilita a consulta a especialistas para a realização de diagnósticos e prescrições mais precisos.

Big Data

O Big Data se refere à geração de um grande volume de dados por diversas fontes e ao uso dessas informações de forma estratégica para a organização.

No contexto da saúde, as principais fontes de informação são arquivos internos, prontuários eletrônicos, redes sociais, sistemas internos, exames e laudos online e arquivos digitais fornecidos pelas instituições que realizam atendimento. Esses dados são analisados e processados com o objetivo de desenvolver propostas e ações para a promoção de serviços de melhor qualidade.

Automatização de processos

A área da saúde já conta com uma série de soluções informatizadas para a automatização dos processos em hospitais e clínicas. A gestão das instituições de saúde se torna mais ágil e efetiva com soluções informatizadas para gerenciamento de procedimentos operacionais (como marcação de consultas e controle de tarefas).

Além disso, o controle de medicamentos em farmácias é facilitado com o apoio de softwares. Essas ferramentas otimizam a administração do estoque e promovem maior eficiência operacional, minimizando erros e retrabalho. São ferramentas inteligentes que possibilitam que o hospital forneça um atendimento mais efetivo.

Tecnologia em nuvem

A tecnologia em nuvem proporciona um sistema robusto de armazenamento e compartilhamento de informação. Os dados podem ser acessados com mais facilidade, contando com um esquema de segurança bem estruturado para a proteção dos arquivos.

Uma boa proposta é armazenar os prontuários eletrônicos em sistemas de nuvem. Assim, os riscos de perdas e invasões são minimizados. A medida também facilita o acesso dos médicos às informações.

Tecnologia em equipamentos

Equipamentos médicos cada vez mais modernos são lançados no mercado, promovendo mais eficiência e eficácia nos exames e diagnósticos. Os hospitais precisam buscar acompanhar esse processo de renovação — afinal, não se atualizar gera riscos à saúde dos pacientes.

Equipamentos obsoletos se mostram mais imprecisos e ineficientes, o que gera riscos para as pessoas atendidas e para a imagem do hospital. Com aparelhos modernos, a instituição de saúde consegue trabalhar pela promoção de saúde com mais facilidade e ampliar suas possibilidades de tratamento.

Quais são os principais desafios da transformação digital na saúde e como superá-los?

Entre os principais desafios da transformação digital na saúde, podemos citar a aquisição de um mindset inovador e maleável, que esteja instrumentalizado para a adaptação a mudanças constantes. É importante também desenvolver habilidades digitais para o manejo das soluções informatizadas e das novas tecnologias.

Outro desafio importante é preparar equipes para que elas estejam capacitadas a lidar com as potencialidades e desafios da transformação digital na saúde.

Além disso, é importante lembrar que os gestores devem coordenar a substituição de sistemas antigos por novos, gerenciando em conjunto procedimentos para capacitação e adaptação dos colaboradores.

Por último, é necessário desenvolver estratégias para promover a acessibilidade às novas tecnologias, para que todos os pacientes possam usufruir das vantagens desses recursos.

A transformação digital na saúde traz uma série de benefícios para as instituições hospitalares, promovendo melhores serviços e estimulando a agilidade dos processos. Com as novas tecnologias, é possível incrementar os procedimentos de saúde com recursos que oferecem maior precisão, agilidade e eficiência operacional.

O sucesso dos processos promove o bem-estar dos pacientes e facilita a rotina dos médicos e enfermeiros, tornando o cotidiano menos estressante e melhorando o clima organizacional no hospital.

Como comentamos, a imagem da instituição também é beneficiada com os usos das inovações digitais. As tecnologias indicam que hospital investe em aprimoramento contínuo e que está comprometido com a promoção de saúde dos pacientes. Além disso, hospitais são importantes instituições de pesquisa para novos tratamentos e alternativas em saúde, e as tecnologias auxiliam a otimizar esses estudos.

Há várias possibilidades tecnológicas para hospitais, como Big Data, sistema de nuvem, a telemedicina, os softwares de gestão, além dos equipamentos, que estão em constante modernização.

Então? Gostou de conhecer os impactos e tendências da transformação digital na área da saúde? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-