Startup Anestech: conheça os principais lançamentos no setor médio

6 minutos para ler

Uma ficha anestésica de maneira rápida, simples e segura: essa é a solução inovadora apresentada pela startup Anestech Innovation, que vem surpreendendo o campo da anestesiologia desde o seu lançamento.

No cenário da transformação digital que todos os setores vivenciam hoje, não há dúvidas sobre a importância de ferramentas e equipamentos empoderadores e de alta performance. E, se essa dedicação à inovação tiver o foco no paciente, os resultados atingidos conseguem garantir mais efetividade ao fluxo de trabalho para instituições tão complexas como os hospitais.

Foi por esses fatores que decidimos elaborar o conteúdo de hoje. Aqui, você vai entender como a tecnologia desenvolvida pela startup está revolucionando o ato anestésico, promovendo a gestão de riscos e o controle de eventos adversos. Continue lendo para conferir!

Sobre a startup Anestech

Fundada em Florianópolis pelo médico Diógenes Silva, a Anestech foi efetivamente para o mercado em 2014. Desde esse período, vem conquistando prêmios de destaque no ecossistema de inovação.

Em 2017, por exemplo, duas conquistas foram relevantes: a empresa venceu o Shark Tank da Acreditação Hospitalar, durante o Congresso do Comitê Brasileiro de Acreditação Hospitalar, e ainda levou o título de Startup de Saúde do Ano por meio do Prêmio Líderes da Saúde.

O problema identificado

De maneira geral, uma startup nasce — esteja ela inserida no setor da saúde ou não — da identificação de problemas que o mercado enfrenta, mas ainda não consegue resolver da melhor forma. Pois foi assim, também, que a Anestech surgiu.

O prontuário anestesiológico (também denominado ficha de anestesia, ou Anesthesia Records) é um documento à parte de todos os outros do prontuário médico, que é obrigatório nos procedimentos, desde muito tempo.

Assim como outros registros, essa ficha ainda é realizada de maneira um tanto quanto arcaica se considerarmos a complexidade e quantidade das informações obtidas durante o ato anestesiológico. O primeiro registro em papel, inclusive, aconteceu em 1984, e até hoje é efetuado do mesmo modo.

A solução desenvolvida

Diante desse cenário, a startup Anestech lançou plataformas on-line e aplicativos para smartphones, cuja proposta de valor sempre se baseou em otimizar a produtividade e prática diária do médico anestesiologista. Gerando, assim, benefícios aos pacientes e às instituições de saúde. Ademais, a tecnologia por trás dessas ferramentas desenvolvidas aprimoram os cálculos realizados para a anestesia, deixando-os mais precisos e confiáveis.

Os produtos oferecidos pela startup

A partir desses problemas identificados e de uma proposta de valor bem definida, produtos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho dos profissionais. Como você já deve ter percebido, segurança e acurácia são pontos-chave dessas soluções. Vejamos:

AxReg

Como mencionamos, o método adotado para registrar a anestesia ainda é feito com papel e caneta — isso acontece até dentro de hospitais de altos níveis de acreditação e informatização. Mas o grande tempo e a ineficiência de se guardar essas informações não são o único problema.

A questão é que esses registros não permitem que uma análise preditiva seja realizada a fim de tornar o procedimento mais seguro. Por isso foi criado o AxReg, para registrar digitalmente o ato anestésico em um formato mobile-friendly — em outras palavras, ele é facilmente utilizado em smartphones. Assim, é gerado um documento com a impressão mais otimizada.

Powered by Rock Convert

AxCalc

A AxCalc é o aplicativo que calcula os 25 tipos de equações mais comuns nos períodos de indução, manutenção e despertar da anestesia. Atualmente, existem versões disponíveis em inglês, espanhol e português, com presença internacional em mais de 25 países.

AxCalc Vet

Assim como no procedimento de anestesia em humanos, a startup Anestech identificou que os profissionais da medicina veterinária precisam tomar decisões críticas em situações de urgência. Pensando nisso, então, foi criado o AxCal Vet.

Esse aplicativo também fornece 25 tipos de cálculos diferentes durante a indução ou manutenção do atendimento veterinário, garantindo mais acurácia e precisão.

AxATB

A antibioticoterapia cirúrgica não faz parte da indução de anestesia, mas é um processo igualmente complexo, que exige muita atenção e é várias vezes utilizado de maneira equivocada pelo cirurgião. Fato esse que traz prejuízos aos pacientes e pode selecionar bactérias resistentes.

Pensando nisso, a startup Anestech criou o AxATB, um aplicativo que funciona como apoio cognitivo informando sobre o antibiótico, a dose, a necessidade ou não de repique durante o período pós-operatório e as orientações para a prescrição médica que são mais adequados para as 24 horas seguintes.

AxEndo

Por mais que os procedimentos diagnósticos de endoscopia sejam rápidos, é fundamental que o anestesiologista esteja atento ao estado e segurança do paciente. Nesse sentido, otimizar atividades mais burocráticas é muito importante para melhorar o fluxo de trabalho desses profissionais.

A partir do aplicativo AxEndo, é possível gerar formulários pré-anestésicos e de registro de anestesia, o que permite um faturamento sem risco de erros de cobrança ou glosas, por exemplo.

Os impactos e benefícios dessas soluções no setor médico

Diante de todas as funcionalidades descritas até aqui, dá para imaginar o quanto a startup Anestech consegue identificar gargalos no cotidiano médico que, realmente, fazem a diferença na produtividade e na excelência do cuidado prestado, certo?

É fato que a tecnologia na saúde avança a passos largos, e isso não é difícil perceber. No entanto, de nada adianta desenvolver equipamentos e ferramentas ultratecnológicos, com cunho inovador, se eles não resolverem problemas e gargalos reais dos profissionais e pacientes. Quando se entende essa premissa é que as melhorias relevantes são percebidas.

Benefícios como diagnósticos mais precisos, atendimentos ágeis, gestão clínica mais eficiente e com redução de custos, exatidão nos procedimentos médicos e a integração das informações são exemplos importantes nesse sentido. Além disso, o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT), Big Data e outras formas de inovação estão cada vez mais presentes, gerando vantagens reais para as instituições de saúde.

Podemos dizer, enfim, que a startup Anestech se encaixa perfeitamente nesse cenário, e visa não somente otimizar o tempo e a prática diária dos profissionais, mas também melhorar a relação médico-paciente, reduzindo custos e promovendo mais segurança e efetividade dos tratamentos.

Agora, se você gostou de saber mais sobre essa empresa inovadora, não deixe de se atualizar sobre as novidades do setor médico! Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-