Startup Anestech: conheça os principais lançamentos no setor médico

startup Anestech
6 minutos para ler
Medicalway

Uma ficha anestésica de maneira rápida, simples e segura: essa é a solução inovadora apresentada pela startup Anestech Innovation, que vem surpreendendo o campo da anestesiologia desde o seu lançamento.

No cenário da transformação digital que todos os setores vivenciam hoje, não há dúvidas sobre a importância de ferramentas e equipamentos empoderadores e de alta performance. E, se essa dedicação à inovação tiver o foco no paciente, os resultados atingidos conseguem garantir mais efetividade ao fluxo de trabalho para instituições tão complexas como os hospitais.

Foi por esses fatores que decidimos elaborar o conteúdo de hoje. Aqui, você vai entender como a tecnologia desenvolvida pela startup está revolucionando o ato anestésico, promovendo a gestão de riscos e o controle de eventos adversos. Continue lendo para conferir!

Sobre a startup Anestech

Fundada em Florianópolis pelo médico Diógenes Silva, a Anestech foi efetivamente para o mercado em 2014. Desde esse período, vem conquistando prêmios de destaque no ecossistema de inovação.

Em 2017, por exemplo, duas conquistas foram relevantes: a empresa venceu o Shark Tank da Acreditação Hospitalar, durante o Congresso do Comitê Brasileiro de Acreditação Hospitalar, e ainda levou o título de Startup de Saúde do Ano por meio do Prêmio Líderes da Saúde.

O problema identificado

De maneira geral, uma startup nasce — esteja ela inserida no setor da saúde ou não — da identificação de problemas que o mercado enfrenta, mas ainda não consegue resolver da melhor forma. Pois foi assim, também, que a Anestech surgiu.

O prontuário anestesiológico (também denominado ficha de anestesia, ou Anesthesia Records) é um documento à parte de todos os outros do prontuário médico, que é obrigatório nos procedimentos, desde muito tempo.

Assim como outros registros, essa ficha ainda é realizada de maneira um tanto quanto arcaica se considerarmos a complexidade e quantidade das informações obtidas durante o ato anestesiológico. O primeiro registro em papel, inclusive, aconteceu em 1984, e até hoje é efetuado do mesmo modo.

A solução desenvolvida

Diante desse cenário, a startup Anestech lançou plataformas on-line e aplicativos para smartphones, cuja proposta de valor sempre se baseou em otimizar a produtividade e prática diária do médico anestesiologista. Gerando, assim, benefícios aos pacientes e às instituições de saúde. Ademais, a tecnologia por trás dessas ferramentas desenvolvidas aprimoram os cálculos realizados para a anestesia, deixando-os mais precisos e confiáveis.

Os produtos oferecidos pela startup

A partir desses problemas identificados e de uma proposta de valor bem definida, produtos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho dos profissionais. Como você já deve ter percebido, segurança e acurácia são pontos-chave dessas soluções. Vejamos:

AxReg

Como mencionamos, o método adotado para registrar a anestesia ainda é feito com papel e caneta — isso acontece até dentro de hospitais de altos níveis de acreditação e informatização. Mas o grande tempo e a ineficiência de se guardar essas informações não são o único problema.

A questão é que esses registros não permitem que uma análise preditiva seja realizada a fim de tornar o procedimento mais seguro. Por isso foi criado o AxReg, para registrar digitalmente o ato anestésico em um formato mobile-friendly — em outras palavras, ele é facilmente utilizado em smartphones. Assim, é gerado um documento com a impressão mais otimizada.

AxCalc

A AxCalc é o aplicativo que calcula os 25 tipos de equações mais comuns nos períodos de indução, manutenção e despertar da anestesia. Atualmente, existem versões disponíveis em inglês, espanhol e português, com presença internacional em mais de 25 países.

AxCalc Vet

Assim como no procedimento de anestesia em humanos, a startup Anestech identificou que os profissionais da medicina veterinária precisam tomar decisões críticas em situações de urgência. Pensando nisso, então, foi criado o AxCal Vet.

Esse aplicativo também fornece 25 tipos de cálculos diferentes durante a indução ou manutenção do atendimento veterinário, garantindo mais acurácia e precisão.

AxATB

A antibioticoterapia cirúrgica não faz parte da indução de anestesia, mas é um processo igualmente complexo, que exige muita atenção e é várias vezes utilizado de maneira equivocada pelo cirurgião. Fato esse que traz prejuízos aos pacientes e pode selecionar bactérias resistentes.

Pensando nisso, a startup Anestech criou o AxATB, um aplicativo que funciona como apoio cognitivo informando sobre o antibiótico, a dose, a necessidade ou não de repique durante o período pós-operatório e as orientações para a prescrição médica que são mais adequados para as 24 horas seguintes.

AxEndo

Por mais que os procedimentos diagnósticos de endoscopia sejam rápidos, é fundamental que o anestesiologista esteja atento ao estado e segurança do paciente. Nesse sentido, otimizar atividades mais burocráticas é muito importante para melhorar o fluxo de trabalho desses profissionais.

A partir do aplicativo AxEndo, é possível gerar formulários pré-anestésicos e de registro de anestesia, o que permite um faturamento sem risco de erros de cobrança ou glosas, por exemplo.

Os impactos e benefícios dessas soluções no setor médico

Diante de todas as funcionalidades descritas até aqui, dá para imaginar o quanto a startup Anestech consegue identificar gargalos no cotidiano médico que, realmente, fazem a diferença na produtividade e na excelência do cuidado prestado, certo?

É fato que a tecnologia na saúde avança a passos largos, e isso não é difícil perceber. No entanto, de nada adianta desenvolver equipamentos e ferramentas ultratecnológicos, com cunho inovador, se eles não resolverem problemas e gargalos reais dos profissionais e pacientes. Quando se entende essa premissa é que as melhorias relevantes são percebidas.

Benefícios como diagnósticos mais precisos, atendimentos ágeis, gestão clínica mais eficiente e com redução de custos, exatidão nos procedimentos médicos e a integração das informações são exemplos importantes nesse sentido. Além disso, o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT), Big Data e outras formas de inovação estão cada vez mais presentes, gerando vantagens reais para as instituições de saúde.

Podemos dizer, enfim, que a startup Anestech se encaixa perfeitamente nesse cenário, e visa não somente otimizar o tempo e a prática diária dos profissionais, mas também melhorar a relação médico-paciente, reduzindo custos e promovendo mais segurança e efetividade dos tratamentos.

Agora, se você gostou de saber mais sobre essa empresa inovadora, não deixe de se atualizar sobre as novidades do setor médico! Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Medicalway - Entre em contato!
Você também pode gostar

2 comentários em “Startup Anestech: conheça os principais lançamentos no setor médico

  1. Olá, gostei muito do texto, excelente trabalho, tanto da parte de vocês, quanto da Anestech.

    Só um adendo, seria Médico no final da frase.
    STARTUP ANESTECH: CONHEÇA OS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS NO SETOR MÉDIO

    1. Diogo, muitíssimo obrigada pelo seu comentário e pela sua atenção. Vou realizar os ajustes! Que bom que gostou!

Os comentários estão fechados.