Saúde digital: fique por dentro dos principais benefícios

saúde digital
8 minutos para ler
MedicalwayPowered by Rock Convert

Sabemos que a tecnologia está em contínuo avanço. Na área da saúde, em especial, esse desenvolvimento tem gerado tantos resultados positivos a ponto de proporcionar uma verdadeira revolução na dinâmica hospitalar: a chamada saúde digital.

Transformando inúmeros processos nos estabelecimentos clínicos, ela cria condições para otimizar a gestão e maximizar a qualidade do cuidado aos pacientes. Quer entender isso melhor? Pois foi para isso que preparamos este conteúdo especial! Então, continue lendo e confira os principais benefícios da saúde digital.

O que é saúde digital?

Basicamente, trata-se da integração entre as tecnologias da informação e comunicação na área da saúde, com a proposta de potencializar a gestão, facilitar o cuidado e fornecer uma estrutura de serviços mais sólida para o público atendido.

Esse uso da tecnologia na saúde amplia o leque de possibilidades para médicos e pacientes, fornecendo plataformas capazes de monitorar a saúde populacional e criar canais para oferecer tratamentos de forma mais fácil, ágil e precisa. E isso funciona por diversas estratégias e vias, estimulando a centralização da informação e a integração de softwares e dispositivos.

Em outras palavras, a saúde digital cria uma estrutura robusta para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e fortalecer a rede de serviços hospitalares disponíveis.

Quais são os desafios enfrentados pela área da saúde hoje?

Há mesmo vários obstáculos sendo enfrentados pela saúde digital atualmente. Um deles é que a maior parte dos procedimentos ainda está organizada de forma manual, o que torna a migração de dados lenta e morosa. Além disso, esse processo de adaptação à informatização passa por uma série de modificações, que, a princípio, são complexas. Ainda assim, todas essas transformações geram ótimos resultados a longo prazo.

Para alguns gestores hospitalares, também é difícil mudar a gestão para que fique centralizada. Os modelos baseados em papel são caracterizados por uma grande fragmentação, o que gera entraves diversos para a rotina hospitalar. Nesse sentido, a inserção de tecnologia ajuda a centralizar e uniformizar os dados, mas isso passa por uma adaptação lenta e complexa do banco de dados.

Outra questão importante é que é necessário conciliar essa inserção de tecnologia e a humanização na área da saúde. Os recursos informatizados precisam contribuir para que o atendimento seja cada vez melhor e pautado em uma escuta qualificada e acolhimento adequado, o que nem sempre é fácil de se atingir inicialmente.

Quais são os principais benefícios da saúde digital?

Apesar dos desafios iniciais, como dissemos, a saúde digital traz vários benefícios — tanto para profissionais quanto pacientes. Vejamos os principais deles a seguir!

Aumento da produtividade

A inserção de recursos tecnológicos no hospital agiliza processos do dia a dia e permite a realização de mais operações em menos tempo. A marcação de consultas, por exemplo, pode ser feita pela internet e as agendas são administradas de maneira integrada e otimizada, proporcionando um melhor aproveitamento do expediente e evitando horas ociosas.

Além disso, a integração dos equipamentos hospitalares a outros dispositivos proporciona um compartilhamento de dados mais ágil. Isso otimiza o trabalho de médicos, facilita a consulta a especialistas em casos de necessidade e torna a rotina de saúde do paciente bem mais fácil.

Redução de erros

Processos manuais estão sempre sujeitos a erros, seja por equívocos na transcrição de dados, seja por falhas de digitação ou comunicação. Isso acaba por estimular a formação de sistemas com conexões deficitárias, gerando complicações para manejar e transmitir informações.

Diante disso, a saúde digital favorece o desenvolvimento de um sistema integrado, que facilita o compartilhamento de registros sem abrir mão do sigilo e da segurança nos contextos necessários. É possível integrar equipamentos e sistemas, facilitando as passagens de dados e minimizando os erros operacionais.

Eficiência na gestão

A saúde digital conta com tecnologias sincronizadas, que fazem o cruzamento e a comparação de dados de forma automática. Isso permite a identificação de equívocos com rapidez, para que as correções adequadas sejam providenciadas no menor tempo possível.

Os sistemas também integram as operações, de forma a otimizar processos e facilitar a realização de relatórios, contabilidade e transações financeiras com operadoras de saúde. Notas fiscais, inclusive, podem se intercomunicar com as outras atividades. Assim, o financeiro é operacionalizado com precisão e eficiência.

Em suma, toda a gestão hospitalar é equipada com uma estrutura robusta e sólida, baseada em tecnologias bem estruturadas. O resultado é agilidade, precisão e a otimização da comunicação, como um todo.

Acompanhamento em tempo real

Em alguns quadros de saúde, é crucial monitorar os dados vitais do paciente em tempo real. Com a saúde digital, isso se torna ainda mais fácil. Dispositivos inteligentes wearables, por exemplo, permitem a monitoração e a identificação imediata de qualquer eventual anomalia, permitindo que medidas cabíveis sejam tomadas o mais rápido possível.

Rapidez e precisão nos diagnósticos

Os equipamentos mais modernos atualmente conseguem coletar informações com precisão e fornecer dados e imagens em alta qualidade — o que é essencial para os médicos realizarem melhor as suas análises. Além disso, os resultados saem com mais facilidade e sem demandar muito tempo, garantindo ainda mais eficiência nos diagnósticos.

Melhoria no atendimento ao paciente

A saúde digital busca otimizar a gestão hospitalar, de modo geral, mas também criar condições para o fornecimento do melhor cuidado possível ao paciente. Por isso, a humanização do atendimento é imprescindível para que os tratamentos trabalhem na prevenção, recuperação e promoção da saúde.

A Psiquiatria e a Psicologia nos mostram hoje que grande parte dos quadros orgânicos dos pacientes estão associados ao espectro emocional. Além disso, sabemos que um acometimento no corpo resulta em efeitos psicológicos para o indivíduo. Nesse sentido, o profissional que atende o sujeito deve fornecer um atendimento integral, que engloba a expertise médica, mas também o acolhimento, a escuta qualificada e as suas habilidades em relações humanas.

Nesse momento de fragilidade que é o adoecimento, o paciente precisa de humanidade — e a tecnologia pode contribuir com isso. Ao tornar a rotina dos profissionais da saúde mais fácil, a saúde digital reduz processos burocráticos e protocolos, liberando tempo para o médico se dedicar ao acolhimento integral e à escuta das dificuldades enfrentadas pelo paciente.

Como implementar a saúde digital no seu hospital?

Para implementar a saúde digital na sua instituição, é fundamental buscar equipamentos médicos modernos. Afinal, contar com tecnologia de ponta no estabelecimento é o primeiro passo para a efetivar uma mentalidade digital em todos os processos hospitalares.

Além disso, é preciso investir na capacitação dos colaboradores, de modo que eles tenham os conhecimentos necessários para manejar as soluções informatizadas. Os processos de formação ajudam essa adaptação à dinâmica da saúde digital e estimulam o melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis.

É importante, por fim, implementar a tecnologia de forma gradual, para que a equipe possa se adaptar a ela com sucesso. Muito cuidado é necessário nesse sentido, especialmente para auxiliar profissionais que não dominam tanto as tecnologias, garantindo que eles tenham um bom aprendizado e possam usufruir de todas as possibilidades da saúde digital em seu trabalho.

Como vimos, criar uma dinâmica na instituição que seja baseada na saúde digital contribui para uma série de resultados positivos, permitindo que o hospital permaneça competitivo no mercado. Do contrário, ficar para trás nessa questão pode gerar lentidão de processos, perda de público para a concorrência e redução da eficácia dos tratamentos.

Então, gostou da leitura? Agora que conhece os maiores benefícios da saúde digital e como implementá-la com segurança, aproveite para se aprofundar no assunto e confira também as vantagens da tecnologia em cirurgias!

Medicalway - Entre em contato!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-