Conheça 8 aplicativos que podem ser usados na área médica

aplicativos
6 minutos para ler

A cada dia, a tecnologia e a medicina caminham mais juntas, o que traz diversos benefícios ao setor. Nesse contexto, os aplicativos da área médica são um exemplo de tecnologia presente no cotidiano de profissionais e pacientes.

Um grande leque de opções vem trazendo soluções bastante acessíveis. Ferramentas de suporte para a decisão médica, consulta a bancos de dados, troca de informações, controle de agenda, gestão de estoque, financeira e de atendimento ao cliente, facilitam o dia a dia de médicos e profissionais das mais diversas áreas do setor de saúde.

No entanto, com tantas opções, é difícil selecionar as que mais valem a pena, certo? Pensando nisso, elaboramos esta lista com 8 indicações de aplicativos da área médica que podem ser usados na seu dia a dia. Confira!

1. Medscape

Um dos aplicativos mais utilizados por profissionais da área médica, o Medscape, está entre os mais completos e atualizados bancos de dados. Com informações detalhadas sobre patologias, diagnósticos, tratamentos, medicamentos, protocolos de atendimento, exames e artigos médicos selecionados criteriosamente, ele é uma ferramenta de suporte à prática clínica.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS, contabilizando cerca de 5 milhões de usuários em todo mundo, além de ser reconhecido pelo FDA — Food and Drug Administration.

Dentre suas principais funcionalidades, podemos destacar: ferramenta de verificação de interação medicamentosa, lista de medicamentos com respectivas dosagens, calculadoras médicas e banco de imagens de patologias e exames. Além disso, o aplicativo contém sempre notícias atualizadas sobre medicina.

2. WHO (World Health Organization)

Trata-se do aplicativo da Organização Mundial de Saúde, sendo essencial para os profissionais se manterem atualizado sobre questões de saúde pública, orientações e novidades da área de saúde.

O aplicativo fornece atualizações sobre pandemias e alertas sobre o surgimento de novas doenças como o recente caso do Zika vírus. Além disso, dispõe de atualizações em pesquisas e medicações, tudo em inglês e com o crivo do Ministério da Saúde.

A ferramenta está disponível para aparelhos Android e iOS.

3. Genéricos BR

É um dos apps de maior popularidade entre médicos em âmbito nacional. Devido ao grande número de fabricantes e opções de medicamentos, fica difícil até para os médicos evitar confusões. Assim, esse aplicativo lista as opções de genéricos de acordo com os nomes das medicações de referência.

O Genéricos BR é um dos aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil. Disponível tanto para Android quanto para iOS, ele agiliza a prescrição. Isso porque, além da busca pelo nome popular do remédio, ele também permite pesquisar pelo princípio ativo.

Outra funcionalidade disponível é a consulta de bulas de mais de 100 medicamentos genéricos mais o bulário da Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — e uma lista de fabricantes.

4. CID-10 Pro

O objetivo dessa ferramenta é agilizar a consulta ao código CID — Classificação Internacional de Doenças. Disponível em português e apenas para iOS, o aplicativo permite uma busca extremamente rápida, agilizando o dia a dia do médico no consultório ou hospital.

Além disso, é possível marcar os códigos consultados com mais frequência como favoritos, facilitando ainda mais o acesso a eles. O CID-10 Pro tem uma grande quantidade de informações, um design simples e sensitivo, ajudando médicos e outros profissionais do âmbito clínico hospitalar e lidar com as burocracias cotidianas.

5. iClinic

Esse é um aplicativo de gestão de consultórios e clínicas médicas. Com ele, é possível gerenciar finanças, organizar processos internos e controlar agenda, mesmo remotamente, por meio de um celular.

A ferramenta permite o acesso ao prontuário eletrônico de pacientes, envio de fotos e adição de outras informações à ficha médica, agenda médica online, envio de notificações sobre remarcação e cancelamento de consultas, sincronização de dados de todos os dispositivos, além de garantir o sigilo das informações armazenadas.

6. Doctor +

Assim como o app anterior, o Doctor + também é uma ferramenta para organização de consultórios, clínicas e serviços hospitalares. Com ele, é possível acessar as informações da instituição de qualquer lugar, seja pelo celular ou por outro dispositivo.

Dentre as suas funcionalidades, está o envio de notificações por e-mail sobre a marcação das consultas, como confirmações, desmarcações e mudanças de horários.

7. Whitebook

Similar ao Medscape, o aplicativo da PebMed é um daqueles que todo médico deveria ter, especialmente os plantonistas.

A ferramenta funciona como uma grande biblioteca médica, disponível para acesso offline. Ela tem mais de 100 mil usuários só no Brasil. O conteúdo, escrito por cerca de 20 médicos especialistas, inclui informações sobre doenças e procedimentos de acordo com livros de referência, além de diretrizes importantes, sendo atualizado mensalmente.

Disponível em uma versão gratuita, com limitações, e outra paga, mais completa, com acesso Guia Diagnóstico, mais de 300 orientações de prescrição, bulário com 6 mil medicamentos e consulta aos Procedimentos SUS e ao CID-10.

8. Cloudia

Trata-se de uma secretária virtual que permite a automatização de todo o atendimento por aplicativos de mensagens.

A ferramenta funciona pelo Facebook Messenger e pelo Whatsapp web, e com ela você pode automatizar o agendamento de horários, envio de lembretes aos pacientes, tirar dúvidas e muito mais.

Além disso, o aplicativo pode facilitar a captação de novos pacientes por meio da associação com os anúncios patrocinados no Facebook Ads, por exemplo.

Além desses, muitos aplicativos que não são específicos para a área médica podem ser muito úteis na gestão hospitalar, como o Google Agenda, o Evernote e o ZeroPaper, software de gestão financeira. Não faltam ferramentas para facilitar a rotina de quem trabalha com saúde, seja no consultório, em clínicas ou em ambiente hospitalar.

Do atendimento à gestão, os aplicativos da área médica são um ótimo exemplo dos benefícios da tecnologia para a área de saúde, com informações confiáveis e relevantes, além de funcionalidades que otimizam os processos dos mais variados setores.

Se você gostou das nossas sugestões de aplicativos médicos, não deixe de ler também sobre os 7 principais avanços tecnológicos na medicina. Afinal, a transformação digital vem impactando a vida de todos nós e não seria diferente com a área de saúde, não é mesmo?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-