Equipamentos de ultrassom: entenda como escolher os melhores

6 minutos para ler

Os equipamentos de ultrassom representam um grande avanço na medicina diagnóstica. Dessa maneira, trata-se de um item obrigatório em hospitais e centros de imagem. Mas, para conseguir realizar diagnósticos e tratamentos mais precisos, é importante contar com aparelhos de qualidade.

Assim, os profissionais devem ter muito critério na escolha do equipamento. A questão é que há diferentes modelos de ultrassom no mercado — o que deixa muitos profissionais confusos na hora de selecionar o melhor.

Preparamos este post para que você consiga entender os detalhes desses equipamentos. Continue a leitura e saiba mais sobre sua importância para a Medicina, os tipos existentes e o que considerar para adquirir o modelo mais adequado às suas necessidades.

Qual a importância do ultrassom?

A ultrassonografia é um exame diagnóstico preliminar que apresenta grande eficácia, pois permite a identificação de muitas doenças e acompanhamento da evolução de diversos tratamentos. Por isso, esses equipamentos são extremamente necessários em uma clínica de diagnóstico por imagem ou hospital, visto que podem identificar, de forma rápida, qualquer problema que o paciente tenha sem submetê-lo inicialmente a um procedimento invasivo.

O aparelho de ultrassom é do tipo operador dependente, ou seja, o médico especialista realiza o exame de forma manual, analisando a região corporal de queixa do paciente ou na qual o profissional suspeite de algum problema. Desse modo, é um diagnóstico obtido por meio de medições e comparações com outras regiões da área analisada.

O exame auxilia, inclusive, a realização de uma biópsia guiada a fim de fazer a confirmação de alguma patologia. Como exemplo, podemos mencionar a ultrassonografia de mamas, que pode ser feita após a mulher detectar algo diferente em seu corpo. Por meio do exame, o médico consegue avaliar se está tudo bem ou se existe algum problema, como um câncer.

Em caso de suspeita da doença, pode ser necessário fazer um acompanhamento, com a realização do exame mais uma vez para detectar se houve uma evolução. Já em caso de gravidade, o médico solicita a realização de uma biópsia e, dependendo do resultado, rapidamente a mulher já pode ser encaminhada para o tratamento — que pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Como o equipamento pode otimizar o trabalho do profissional de saúde?

Os equipamentos de ultrassom auxiliam o trabalho de médicos e outros profissionais de saúde. Como exemplo, pode-se citar o trabalho de anestesistas, que utilizam o equipamento para guiar a agulha ao local correto. Dessa maneira, as chances de aplicar a injeção de anestesia no ponto errado diminuem consideravelmente. O equipamento traz, portanto, segurança para o paciente e profissional.

Outra especialidade que se beneficia com a tecnologia do ultrassom é a dos cirurgiões vasculares. Eles utilizam o equipamento na hora de realizar procedimentos como o acesso venoso — o ultrassom guia a agulha para acessar a vascularização com maior precisão e rapidez.

Quais são os principais tipos?

Quer entender melhor quais são os tipos de equipamentos de ultrassom? Confira a seguir.

Portátil

É um tipo de equipamento bastante versátil, pois pode ser configurado para atender às mais diversas áreas, como:

  • medicina interna;
  • ginecologia/obstetrícia;
  • vascular;
  • cardiologia.

O ultrassom portátil, geralmente, é utilizado pelo profissional em mais de um local de atendimento, já que tem o formato laptop e conta com uma bateria. Assim, é muito fácil transportá-lo de uma clínica a outra ou até mesmo dentro do ambiente hospitalar para ser utilizado nos leitos, UTI, centro cirúrgico etc.

Fixo/Transportável

Da mesma forma que o equipamento portátil, o ultrassom fixo/transportável também é indicado para diferentes especialidades. A diferença é que deve ser utilizado em apenas um local ou ambiente hospitalar, visto que não conta com uma bateria, necessitando, assim, de um nobreak para fazer sua ligação na rede elétrica.

Como escolher o melhor equipamento de ultrassom?

Quando se trata da aquisição de equipamentos médicos, estamos falando de um investimento alto por conta de toda a tecnologia envolvida nesses produtos. Por isso, é fundamental saber como fazer a escolha correta e evitar prejuízos.

Em primeiro lugar, é preciso considerar quais os tipos de exame que a clínica, consultório ou hospital vai realizar e selecionar os modelos que atendam essa necessidade. Assim, o fornecedor pode apresentar os transdutores recomendados para utilização, além de algum software opcional para outros exames que possam ser incluídos na configuração do aparelho.

Outros aspectos que devem ser levados em conta na escolha do equipamento são:

  • ergonomia da máquina, como ajuste de altura e rotação do painel;
  • tela touch screen acoplada ao painel para uma maior produtividade;
  • tamanho do monitor.

Além de atender às necessidades do profissional, é importante verificar a relação custo-benefício, bem como o pós-venda (manutenções, disponibilidade de peças e suporte técnico). É necessário também que o fornecedor tenha um estoque de peças e equipamentos perto de você. Dessa forma, caso surja algum problema técnico, a empresa rapidamente consegue dar o suporte sem atrapalhar as atividades da sua clínica ou hospital e o atendimento aos pacientes.

Diferenciais da Medicalway

A Medicalway, por exemplo, se destaca não só na tecnologia dos equipamentos, como também na assistência pós-venda. Isso porque conta com estoque de equipamentos e peças, além de um suporte bastante ágil. Os técnicos são deslocados em um menor tempo possível para realizar o atendimento no local.

Além disso, a empresa atualmente é importadora da Mindray, nada menos que a principal fabricante de equipamentos médicos da China e que ocupa o sexto lugar no mundo em número de vendas de ultrassom. São aparelhos robustos e com recursos exclusivos, como o doppler — extremamente sensível e rápido, otimizando diagnósticos, tratamentos e o trabalho do profissional.

Para ter precisão no diagnóstico de diversas doenças, clínicas, centros de imagens e hospitais devem contar com equipamentos de ultrassom de alta qualidade e que apresentem as tecnologias mais recentes. Para não errar na escolha, é imprescindível selecionar um fabricante de referência, que trabalhe com as melhores marcas mundiais e ofereça um pós-venda completo.

Está interessado em saber mais detalhes sobre as características e indicações dos diferentes tipos de ultrassom? Entre em contato com a Medicalway e tire todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-