Entenda quais são os impacto da conectividade nos hospitais

6 minutos para ler

A tecnologia avança continuamente, e as instituições de saúde também se beneficiam com esses progressos. A conectividade nos hospitais já é uma realidade, e ela traz diversos benefícios para profissionais e pacientes. Inúmeras soluções informatizadas são incorporadas progressivamente na saúde, gerando diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma série de alternativas que ajudam na prevenção, recuperação e promoção de saúde.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre a conectividade nos hospitais para você saber mais sobre o tema e conhecer as vantagens para a instituição. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

Quais os benefícios da tecnologia nos hospitais?

A tecnologia traz vários benefícios para o hospital. Vamos apresentá-los adiante. Veja mais!

Qualidade do atendimento e dos processos

A conectividade proporciona condições para o hospital melhorar a qualidade dos serviços prestados. Os equipamentos são integrados de forma eficiente, o que facilita a rotina e agiliza processos. Assim, os profissionais têm as informações necessárias em mãos para realizarem os procedimentos corretos em prevenção, recuperação e promoção de saúde. Toda a rede é integrada a fim de promover eficiência operacional e qualidade no atendimento oferecido.

A troca e o compartilhamento de informação entre os colaboradores é facilitada, o que promove maior precisão nos procedimentos, elimina dúvidas e simplifica o desempenho das tarefas. Um resultado indireto desse processo é o aumento do contentamento da equipe, o que proporciona mais efetividade e qualidade no trabalho realizado.

Segurança

Equipamentos mais seguros e sistemas robustos de proteção de dados são fatores presentes na conectividade em hospitais. Os riscos dos prontuários manuais (com as perdas de papel, esquecimentos, grafia ilegível) dão lugar a plataformas sólidas de registro, por exemplo. 

Sistemas computadorizados auxiliam os enfermeiros no monitoramento, administração de medicação e controle dos procedimentos necessários para o fornecimento de cuidado integral ao paciente. Além disso, o maquinário moderno é mais preparado para a gestão da informação, fazendo backups e armazenando dados em nuvem.

Economia

A conectividade dos hospitais proporciona fatores que minimizam os custos da instituição de saúde. Um dos fatores que contribui para isso é que os equipamentos mais novos consomem menos energia para funcionarem, o que representa uma considerável diminuição de custos na conta de energia.

Outro elemento importante é a redução das impressões e do uso de papel, o que é positivo para a sustentabilidade da instituição hospitalar e gera economia em longo prazo.

Além disso, com a conectividade, o hospital minimiza as ligações telefônicas, que também são fatores de peso no orçamento. A instituição passa a contar com plataformas ágeis de comunicação, além de e-mail, WhatsApp e sistemas em nuvem.

Agilidade e praticidade para os procedimentos

A conectividade nos hospitais facilita o manejo de dados, otimizando a realização de tarefas no meio hospitalar. Um exemplo são os prontuários eletrônicos, que podem ser acessados por um sistema em nuvem, de qualquer computador da instituição. O resultado da medida é praticidade, redução de burocracias e facilitação da rotina. 

A comunicação entre os profissionais também é agilizada. A conectividade permite que pessoas autorizadas acessem os dados de forma simples e otimizada e facilita a troca de informações entre enfermeiros, médicos e gestores. Esses fatores possibilitam criar um sistema robusto para atendimento das demandas, de forma que o paciente tenha os cuidados integrais e com reduzido tempo de espera. 

Redução de erros e desperdício

As ferramentas tecnológicas têm muito a contribuir com a rotina hospitalar. Programas informatizados podem realizar funcionalidades que contribuem na identificação de alterações nos sinais vitais do paciente, gerando intervenções mais rápidas e eficazes.

Outra vantagem é que os sistemas mais modernos realizam o monitoramento de condições ambientais de vacinas e medicamentos. Qualquer modificação pode ser identificada de forma precoce, evitando a perda desses valiosos materiais.

A conectividade também possibilita o compartilhamento de informações com mais facilidade. Médicos podem procurar a supervisão de profissionais mais experientes em determinada área a distância, caso tenham dúvidas em alguma questão. Assim, eles realizam os procedimentos com mais segurança e precisão.

Como os hospitais podem se preparar para essa revolução tecnológica?

A revolução tecnológica nos ambientes hospitalares veio para ficar, trazendo várias transformações para a rotina dessas instituições. Saber como se preparar para essas mudanças é fundamental, pois assim é possível realizar as medidas corretas no momento preciso em sua organização de saúde. 

Dois princípios são importantes para ter uma boa adaptação a essa revolução tecnológica. Um é a busca de atualização, ou seja, pesquisar, participar de eventos e procurar conhecer as inovações que o mercado oferece.

Outro elemento essencial é a capacitação da equipe. Mais do que a aprendizagem de uso dos novos recursos, é preciso investir na criação de um novo mindset. A revolução tecnológica é perpassada por uma mudança de mentalidade.

Qual a importância de associar a conectividade nos hospitais à segurança da informação?

A conectividade facilita o compartilhamento de informação, promove agilidade e otimiza processos. Mas, nesse contexto, é importante ter cuidado também com a segurança da informação.

O sigilo médico é um princípio importante das instituições de saúde e deve ser assegurado de toda forma. Hackers e invasões do sistema podem ser muito danosos para os pacientes, além de prejudicarem a imagem do hospital.

A proteção dos dados dos clientes deve ser uma das prioridades de um hospital que se moderniza. Toda a eficiência em tecnologia deve ser acompanhada de sistemas robustos de proteção das informações referentes aos pacientes. Controle de acesso, sistemas em nuvem e plataformas seguras permitem que a rotina hospitalar caminhe de forma otimizada e preserve o sigilo médico.

A conectividade ganha cada vez mais espaços nas instituições de saúde, promovendo uma revolução no cuidado oferecido. Com sistemas digitalizados e maquinário moderno e inovador, diversos processos podem ser agilizados, e os colaboradores têm mais tempo para focar o oferecimento de tratamento humanizado.

Além disso, a conectividade em hospitais proporciona melhores condições para monitoramento, controle, comunicação e busca de esclarecimento sobre dúvidas médicas. Sua equipe fica mais satisfeita, e os pacientes também são beneficiados com recursos inovadores no hospital. 

E então? Gostou de aprender mais sobre a conectividade nos hospitais? Assine a nossa newsletter e continue se atualizando sobre as inovações em hospitais e em equipamentos de saúde!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-