Aplicativo de telemedicina: veja os principais e seus benefícios

telemedina
6 minutos para ler

O mundo é digital e na área da saúde não é diferente. Um dos avanços é a telemedicina, que aproxima médicos e pacientes por meio da tecnologia. No Brasil, a prática está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução nº 2.227/18.

Dessa maneira, os médicos brasileiros podem fazer consultas online e telediagnóstico. Esse atendimento pode ser facilitado pelo aplicativo de telemedicina, que torna o serviço mais acessível para a população — basta usar um computador, tablet ou até mesmo o smartphone.

Quer entender melhor como funciona a telemedicina, alguns apps que facilitam esse serviço e os benefícios dessa tecnologia na saúde? Acompanhe nosso post!

O que é telemedicina?

É um meio de realizar um atendimento de saúde sem a necessidade da presença física do médico. Basta ter um dispositivo conectado à internet para que o profissional de saúde atenda o paciente utilizando, por exemplo, uma consulta em vídeo. Para facilitar essa interação, o aplicativo de telemedicina é essencial.

A pessoa pode ser atendida em qualquer dia e horário, relatar seus sintomas e receber o diagnóstico, prescrição de um medicamento ou a lista de exames a serem realizados. É, portanto, como uma consulta presencial, mas sem a necessidade de deslocamento do paciente.

Essa inovação também permite que médicos de diferentes localidades troquem informações e discutam casos clínicos de forma remota, melhorando os diagnósticos e a condução dos tratamentos.

Quais os principais aplicativos dessa área?

Os aplicativos são ferramentas importantes para o uso da telemedicina. Confira a seguir os principais deles e suas funcionalidades.

Teladoc

A Teladoc é a empresa líder no segmento de telemedicina nos Estados Unidos. Seu aplicativo, disponível para Android e iOS, permite a realização de consultas online, voltadas para diversas condições médicas não emergenciais, entre elas:

  • gripes;
  • resfriados;
  • alergias;
  • problemas de pele;
  • diarreias;
  • infecção de ouvido;
  • dor de cabeça;
  • sinusite.

O sistema permite que o paciente seja atendido por uma rede de profissionais de saúde a qualquer dia e horário via telefone ou vídeo. Após os relatos dos sintomas, o médico pode recomendar o melhor tratamento. Se houver prescrição de algum medicamento, ele envia a receita eletronicamente para a farmácia de preferência do indivíduo.

O diferencial é que as consultas não têm um tempo limite, permitindo que a pessoa receba um atendimento mais completo, relatando seus sintomas e queixas sem pressa.

Doctor on Demand

É um aplicativo de telemedicina dos Estados Unidos que tem a proposta de aproximar médicos e psicólogos de pacientes com as consultas online. O atendimento, realizado em qualquer dia ou horário, ocorre para:

  • cuidados urgentes;
  • saúde comportamental;
  • saúde preventiva;
  • cuidados crônicos.

O serviço, disponível para Android e iOS, é oferecido para planos de saúde e empresas.

Oscar Health

A Oscar Health é uma das maiores seguradoras de saúde do mercado norte-americano. A operadora é 100% digital e também conta, é claro, com um app, disponível para Android e iOS.

Powered by Rock Convert

O dispositivo permite ao paciente fazer a busca por sintomas, médicos e medicamentos. Além disso, possibilita o contato por telefone com o médico, que, se necessário, faz a prescrição de medicamento e envia a receita para a farmácia da preferência do usuário.

Com a tecnologia, a pessoa tem acesso a seu histórico médico e também pode receber orientações do seu plano de saúde, relativas a como encontrar um médico ou à fatura do convênio.

Quais os benefícios do aplicativo dessa área?

A tecnologia já é uma realidade na Medicina e pode oferecer diversos benefícios, tanto para médicos quanto para os pacientes. Acompanhe a seguir as vantagens desse tipo de atendimento.

Conveniência

O grande benefício para o paciente é conseguir um atendimento médico sem precisar se deslocar e perder tempo no trânsito, principalmente das grandes cidades. É uma situação que obriga as pessoas a modificarem a rotina, o que pode gerar um grande transtorno.

Conseguir relatar seus sintomas por meio de um aplicativo de telemedicina e, desse modo, receber o diagnóstico e tratamento traz mais comodidade ao paciente.

Acesso a serviços de saúde

Em cidades mais afastadas dos grandes centros, é difícil receber um atendimento médico, ainda mais com um especialista. Assim, poder realizar uma consulta de forma remota possibilita o acesso a serviços de saúde para essa população, encurtando as distâncias entre médico e paciente.

Atendimento humanizado

Quando se fala em serviços digitais, a primeira ideia que temos é a falta de um contato mais próximo entre as pessoas. Porém, no caso da telemedicina, o atendimento ao paciente pode se tornar mais humanizado.

O médico está disponível a qualquer dia e horário para ouvir suas queixas e atender suas necessidades. O paciente se sente, portanto, amparado. Sem contar que não há a necessidade de ficar horas esperando no consultório para ver o médico, já que o atendimento pelo aplicativo é mais rápido.

Facilidade para acessar o histórico médico

Os aplicativos de telemedicina são importantes para armazenar o histórico médico do paciente, permitindo que seja acessado de qualquer local. Outra vantagem é que as informações ficam guardadas na nuvem, de forma segura.

Redução da burocracia

Com os aplicativos, há menos burocracia para a realização de um atendimento médico. Há redução no número de papeis e de pessoas com as quais a paciente deve passar para ser atendido. Basta acessar o smartphone para falar com o médico.

Flexibilidade

Para o médico — que comumente trabalha em vários locais sempre com a agenda lotada — o aplicativo de telemedicina permite uma flexibilidade de trabalho, já que ele pode atender nos horários mais convenientes. Outra vantagem é que ele não corre o risco de deixar o paciente esperando.

Diagnósticos mais precisos

Os médicos podem ter uma segunda opinião de profissionais de outras partes do país ou do mundo em relação ao caso que estão atendendo, tornando, assim, os diagnósticos mais precisos.

O aplicativo de telemedicina é uma inovação que está chegando no Brasil, o que vai aumentar o acesso aos atendimentos de saúde, mesmo para as pessoas de localidades mais distantes. O paciente consegue, de modo fácil e rápido, se consultar com um especialista sem precisar sair de casa.

Gostou de saber mais sobre essa inovação na área da Medicina? Quer acompanhar outros temas como este? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-