A importância de equipamentos de alta tecnologia para o hospital

A importância de equipamentos de alta tecnologia para o hospital
13 minutos para ler
MedicalwayPowered by Rock Convert

A importância de equipamentos de alta tecnologia para o hospital. A evolução das técnicas e procedimentos médicos vem acompanhada de equipamentos de alta tecnologia. Dessa maneira, um hospital não pode ficar parado no tempo, utilizando aparelhagem obsoleta. É fundamental aplicar recursos atualizados e funcionais para oferecer um serviço de melhor qualidade aos pacientes, além de otimizar o trabalho de médicos e outros profissionais de saúde.

Além disso, com dispositivos modernos e avançados, é possível ampliar a capacidade de atendimento, realizar diagnósticos mais precisos e maximizar a assistência disponibilizada pela instituição. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos detalhar os motivos pelos quais é tão relevante contar com aparelhos modernos e inovadores na saúde.

Quer entender por que é importante investir em equipamentos de alta tecnologia em seu hospital? Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!!

O que são equipamentos de alta tecnologia para hospital?

As tecnologias estão em constante modernização e atualização. Alguns recursos preservam uma boa funcionalidade com o passar dos anos. Porém, novas versões e tendências são lançadas com potencialidades adicionais e com possibilidades mais ágeis e práticas. Isso é especialmente relevante para os dispositivos mais recentes, que já incluem complexos recursos e integração com outros sistemas.

Os equipamentos de alta tecnologia para hospital são desenvolvidos para diagnóstico, tratamento, monitoramento, reabilitação e promoção da qualidade de vida. Eles funcionam por meio de recursos avançados, que integram conhecimentos da tecnologia da informação aos saberes em saúde. A proposta é a aplicação da TI à saúde, com foco em desenvolvimento de melhores alternativas para a assistência ao paciente.

Quais são os principais exemplos de equipamentos de alta tecnologia na saúde?

Há vários exemplos de uso da alta tecnologia na saúde. Um item moderno que podemos citar é o scanner óptico para melanoma. O melanoma é um tipo de tumor altamente letal, que só pode ser identificado a partir de biópsia cirúrgica.

A proposta do scanner é apoiar o médico na identificação dos traços e sintomas que apontam para a necessidade de realização do exame. A máquina digitaliza a superfície da região suspeita, por meio de onda eletromagnética. Com isso, ele ajuda na diferenciação de outros sinais da pele que são inofensivos.

Outro exemplo relevante de ser citado é a tecnologia para auxiliar os portadores de cefaleia crônica. As dores são ocasionadas principalmente pelo excesso de ativação de um ramo do nervo facial que está localizado no encéfalo, o chamado gânglio esfenopalatino.

Um equipamento de analgesia eletrônica pode ser implementado de forma permanente na gengiva, diretamente conectado a um feixe nervoso. Aos primeiros sinais de dor, o paciente pode acionar um controle, que bloqueia os resíduos e metabólitos que provocam a enxaqueca.

Robôs de navegação autônoma podem realizar a avaliação de sinais vitais de pacientes e monitorar parâmetros clínicos, oferecendo atendimento por telepresença. Eles podem ser programados para circular pelo hospital facilitando o trabalho dos profissionais sem necessidade de intervenção humana.

Outras possibilidades são as aplicações de Big Data e Cloud Computing para as análises de documentos e armazenagem de informações. A proposta desses recursos é a integração de dados para o fornecimento de apontamentos estratégicos, contribuindo para estudos epidemiológicos, fortalecimento da gestão e desenvolvimento de ações preventivas. O hospital digital tem diversos recursos para fortalecer a rede de atendimento e potencializar a assistência oferecida.

Como a escolha dos equipamentos impacta a qualidade dos procedimentos realizados?

Trabalhar com equipamentos de alta tecnologia é garantir diagnósticos e técnicas mais precisos, mais conforto e segurança ao paciente e menor tempo por atendimento. Além disso, ao acompanhar esse tipo de inovação, o hospital pode aumentar a gama de exames oferecidos, já que alguns procedimentos demandam aparelhagem mais recente.

Esse cenário traz um resultado extremamente positivo para a imagem da instituição de saúde. Isso proporciona condições para atrair mais pacientes que estão em busca de serviços médicos de qualidade.

Além disso, uma infraestrutura moderna para a realização dos procedimentos auxilia os médicos, que conseguem realizar o trabalho com mais qualidade, comodidade e em menos tempo. No caso de equipamentos, como um ultrassom, a tecnologia assegura imagens mais nítidas, contribuindo para a avaliação do paciente e seu diagnóstico.

Por que você deve investir em equipamentos de alta tecnologia?

Além de oferecer procedimentos com melhor qualidade, o investimento em equipamentos de alta tecnologia vai aumentar o número de atendimentos diários. Ou seja, a medida proporciona um reflexo direto nas contas do hospital.

Uma aparelhagem mais moderna apresenta menor risco de falhas. Assim, não vai ser preciso paralisar os serviços para a troca de alguma peça. São produtos que passaram por uma série de testes para que fosse possível realizar o melhor atendimento sem contratempos.

Mesmo que o valor pareça mais elevado em um primeiro momento, você deve considerar a relação custo-benefício. Afinal, um dispositivo moderno permite ter mais produtividade, proporcionar segurança para técnicos e pacientes, fortalecer a rede de inovação na instituição, além de ter uma maior vida útil. Você vai ter também menores custos com manutenções.

Quais são os maiores benefícios que os equipamentos de alta tecnologia podem oferecer nos hospitais?

Os equipamentos de alta tecnologia proporcionam diversas vantagens para hospitais. Vamos detalhar quais são esses benefícios a seguir. Acompanhe!

Redução de erros

Equívocos em uma instituição de saúde podem ter graves sequelas e gerar dificuldades na Justiça. Contar com máquinas obsoletas e de desempenho inferior pode resultar em falhas, trazendo grande prejuízo para a vida do paciente. Esse tipo de risco deve ser evitado por múltiplos esforços, pois pode gerar consequências irreversíveis e, até mesmo, falecimentos, comprometendo a imagem do estabelecimento e envolvendo o hospital em processos judiciais.

Os equipamentos de alta performance contam com recursos avançados e melhores ferramentas para integração com outros dispositivos. Eles criam condições para minimizar os erros e operar com elevado desempenho.

Máquinas modernas também passam pelas manutenções preventivas e substituição de peças. Mas esses processos acontecem com facilidade, já que os componentes são providenciados com tranquilidade e há assistência disponível no manejo desses aparelhos.

Esses fatores contribuem para a maior vida útil dessas tecnologias e para um menor risco de falha. Dessa forma, colaboradores e pacientes podem confiar nos recursos e na instituição.

Aumento considerável da qualidade do serviço

Equipamentos de alta tecnologia são desenvolvidos com os mais modernos recursos e com funcionalidades que garantem maior qualidade. O desempenho deles é superior em relação aos maquinários mais antigos. Isso acontece porque os dispositivos são elaborados a partir de extensas pesquisas. Assim, com os avanços contínuos das investigações científicas e com o progresso da informática, é possível desenvolver soluções mais ágeis e de melhor performance.

Diagnósticos e tratamentos mais precisos

Conforme destacamos, os equipamentos de alta tecnologia contam com recursos mais avançados. As imagens digitais, por exemplo, são mais nítidas que as analógicas, o que proporciona mais facilidade de análise pelo médico.

Além disso, muitos aparelhos de alta performance se comunicam diretamente com o computador. O material coletado pode ser avaliado com apoio de softwares, facilitando avaliações e visualizações. Esse contexto cria condições para diagnósticos mais precisos e para direcionamentos de tratamento certeiros.

Tranquilidade para o paciente e para a equipe

O paciente e a equipe precisam de tranquilidade no processos de recuperação e promoção da saúde. A pessoa atendida necessita de um hospital sólido e bem estruturado, pois ela está confiando a qualidade de vida — e a própria integridade — na instituição. Já os colaboradores devem contar com uma estrutura de qualidade para empregar os conhecimentos adquiridos na formação.

É um compromisso da gestão hospitalar com as vidas que ela acolhe no estabelecimento. Os equipamentos de alta tecnologia entram nessa dinâmica com qualidade e efetividade, contribuindo para uma dinâmica hospitalar segura ao funcionarem com alto desempenho e precisão.

Boa relação custo-benefício

Os equipamentos de alta tecnologia promovem produtividade e agilidade, facilitando o fluxo de processos no hospital. Eles contam com recursos para facilitar a integração com softwares e outros dispositivos, o que simplifica a comunicação e a troca de dados entre profissionais.

Além disso, destacamos que esses itens consomem energia de forma mais inteligente do que as máquinas mais antigas. Isso gera um impacto financeiro relevante no orçamento da instituição.

Outra vantagem é que os aparelhos avançados são desenvolvidos com recursos mais sustentáveis. Esse fator diminui dificuldades com resíduos e substâncias de descarte especial, como é o caso da radiologia.

Quais os cuidados necessários com os equipamentos médicos de alta tecnologia?

Ao adquirir equipamentos de alta tecnologia, você terá mais tranquilidade, pois, certamente, as falhas serão menores. Mas, para que os aparelhos funcionem corretamente e tenham vida útil maior, são necessários alguns cuidados de preservação, como:

  • transporte — é preciso cuidado na movimentação do aparelho pela unidade de saúde, verificando, por exemplo, textura do piso, altura de portas e largura de corredores;
  • manuseio adequado — a equipe deve ter capacitação específica para operar os equipamentos sem causar danos;
  • condições ambientais — é necessário verificar no manual e com o fornecedor as condições ambientais ideais de temperatura, umidade, luminosidade e fluxo de ar do local para dispor a máquina;
  • higienização — é obrigatório fazer a descontaminação periódica dos aparelhos;
  • calibração — é uma análise que deve ser feita periodicamente para atestar o desempenho do equipamento;
  • manutenção preventiva — checagem regular para evitar falhas nas máquinas.

O que avaliar para não errar na escolha de equipamentos de alta tecnologia para o hospital?

O gestor precisa fazer a escolha correta do equipamento de ponta, afinal, esse será um investimento alto. Assim, em primeiro lugar, ele precisa identificar quais áreas do hospital vão receber a aparelhagem nova. Se for o centro de imagens, por exemplo, é importante identificar quais procedimentos serão oferecidos e, dessa forma, buscar os modelos mais compatíveis.

Na hora de avaliar o produto, é preciso considerar:

  • design ergonômico, com possibilidade de ajuste de altura;
  • tamanho de monitor (se houver) e tela touch;
  • facilidade de transporte;
  • autonomia de bateria;
  • economia de energia;
  • se há outros acessórios que é preciso adquirir.

É importante saber também quais os cuidados são necessários, como temperatura e umidade do ambiente onde será instalado o equipamento, como deve ser o transporte, quais os tipos de manutenções etc. Em resumo, é essencial que a tecnologia otimize o trabalho dos profissionais de saúde, aumente os serviços oferecidos e traga melhor resultado nas técnicas e diagnósticos.

Como escolher o fornecedor ideal?

Você deve estar se perguntando: mas como o gestor pode ter acesso a todas as informações relativas aos equipamentos de alta tecnologia e, assim, conseguir fazer a melhor escolha? Nesse ponto, é importante contar com fornecedores de qualidade.

Dessa maneira, é possível ter uma assessoria completa para fazer a aquisição mais acertada para a instituição de saúde. É necessário fazer negócios com empresas que consigam atender às suas demandas e possam oferecer um suporte — inclusive no pós-venda.

O fornecedor comprometido com seu cliente deve fazer a demonstração dos produtos, além oferecer um bom detalhamento de dados e especificações técnicas. Observe também se ele destaca os diferenciais do equipamento e dos recursos oferecidos. Avalie ainda se há comprometimento com prazos de entrega, suporte rápido para qualquer falha técnica e disponibilidade de peças para qualquer contratempo.

Nessa hora, é essencial escolher empresas de referência no ramo, com um bom tempo de mercado e que trabalhem com recursos tecnológicos de marcas mundiais de renome. Assim, você sabe que está adquirindo o que há de mais inovador para seu hospital — com um padrão internacional de qualidade.

Também conta pontos ao fornecedor trabalhar com uma linha grande de produtos; assim, você adquire mais itens de uma mesma empresa, conseguindo condições mais atrativas de preço e formas de pagamento. Na dúvida, faça pesquisas na internet sobre a reputação da empresa ou peça referências a outros profissionais do segmento da saúde.

A Medicalway, por exemplo, reúne todos esses aspectos para oferecer o que há de mais atual para seus clientes. Além de um pós-venda de excelência, a empresa atualmente é importadora da Mindray, a principal fabricante de equipamentos médicos da China.

Como a Medicalway pode ajudar seu hospital com equipamentos de alta tecnologia?

A Medicalway é uma corporação que realiza a comercialização de equipamentos médicos e hospitalares. Nós nos destacamos pelos 18 anos de experiência no mercado e pela elevada qualidade dos dispositivos que oferecemos para nossos clientes.

Trabalhamos com aparelhos de alta tecnologia, produzidos por importantes fornecedores mundiais do segmento. São itens de elevada qualidade, excelente performance e certificados, para fortalecer a estrutura de atendimento do seu hospital.

Temos o objetivo de disponibilizar os melhores recursos, preços, financiamentos e condições acessíveis ao mercado. Proporcionamos também um bom acompanhamento pós-venda e suporte técnico qualificado e ágil. Nossa proposta é contribuir para o fortalecimento da rede de assistência à saúde, formando parcerias sólidas e duradouras com nossos clientes.

Os equipamentos de alta tecnologia contribuem para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência do atendimento. Eles auxiliam na realização de diagnósticos e promovem mais confiança para profissionais e pacientes. Com esses aparelhos, é possível fortalecer a imagem no mercado e potencializar a rede de atendimento.

Viu só como é necessário realizar os atendimentos com equipamentos de alta tecnologia? Seu hospital vai oferecer um serviço de saúde de excelência, o que traz um impacto positivo para os pacientes e profissionais, gerando mais receitas para a instituição.

Gostou de aprender sobre a importância dos aparelhos de alto desempenho? Entre em contato com a Medicalway e fique por dentro de sua ampla linha de produtos!

Medicalway - Entre em contato!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-